quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pão de Pirex

Olá a todos, mais uma véspera de feriado, este mês é mesmo uma delícia, além da entrada do verão neste mês, e as festas relativas ao mês, ainda o cheirinho da sardinha assada(eheheh, quer dizer desmente que seja fora de casa, porque em casa cheiro de sardinha assada é um inferno, não é verdade meninas?)as cores vibrantes das decorações dos santos populares,são pequenos mimos a aquecer os nossos corações e dar nos a alegria de viver, só apetece abrir as janelas e gritar para o universo "Viva a vida!".
Eheheheh, não liguem , é a loucura do verão a entrar.
Deixando de parte o Verão, trago a receitinha de pão de pirex, que andava ha algum tempo para fazer e adorei, a forma do pão, e o pãozinho claro, ficou muito fofinho , é para repetir.

Pão de Pirex



Ingredientes para um pão com cerca de 600g:

175 gr. de água
20 gr. de azeite
15 gr. de fermento de padeiro fresco
300 gr. de farinha
1 c. de chá de sal
azeite e farinha para untar/polvilhar

Preparação:

Desfazer o fermento na água morna, não demasiadamente quente (podemos testar a temperatura como fazemos com leite do biberão no antebraço). Juntar os outros ingredientes e misturar bem. Amassar até ficar com uma consistência macia e elástica. Se necessário juntar mais um pouco de farinha. Com as mãos enfarinhadas retirar a massa do copo e dar-lhe a forma pretendida .Colocamo-la no pirex untado com farinha, pincelamos a sua superficie com azeite e salpicamos com farinha. Fazemos ainda uns cortes na superficie. colocar no pyrex untado com azeite, pincelar a superficie com azeite e farinha, fazer uns cortes e levar ao forno num pirex com a tampa, cerca de 40 minutos a 200ºC (eu levei ao forno , mesmo sem a tampa e ficou muito bom).

3 comentários:

  1. Quero fazer este pão um dia destes... deve ser uma delicia!! :p
    Pois chegou o Verão, só apetece estar ao sol e na praia... viva ao chinela... e viva ás bebidas frescas... Beijocas

    ResponderEliminar
  2. wuaw!!!!

    Este eu não conhecia amiga deve ser uma delicia pois so o interior dele diz tudo, so podia ser mesmo teu, parabens

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que fixe esse pão!!Vou experimentar...

    Bjoka
    rita

    ResponderEliminar