terça-feira, 22 de novembro de 2011

Creme Pasteleiro

Hoje vou deixar a receita de creme pasteleiro com que recheei as bolas de berlim que fiz . lembram-se?Também serve para variadissimos recheios,experimentem e deliciem-se.



Creme Pasteleiro Para rechear os bolos por exemplo, as Bolas de Berlim, pode-se utilizar este creme.

Ingredientes :
  • 250 ml de leite
  • 75g de açúcar
  • 40g de farinha
  • 2 gemas de ovo
  • 1 ovo inteiro
Preparação:
Ferva 200 ml de leite.
À parte misture os restante ingredientes com 50 ml de leite frio e junte depois ao leite quente ainda ao lume sem parar de mexer até obter um creme espesso.
Retire do lume e deixe arrefecer.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Carne de Porco Frita com Migas de Batata

As obras em casa começam a compor-se, só falta a arrumação (oh, my god!), o que é uma grande dor de cabeça, mas aos poucos vai-se lá chegando, a sala ficou deliciosa, com o chão em mosaicos em cor preto cinza e depois as paredes em cor pérola, ficaram um must,uma maravilha, luminosa e cheia de vida.
Bem, a receita é da Neuza, mais uma (pois é!),uma delicia, experimentem ....ah e boa semana pessoal.



 Ingredientes para 5 pessoas:
  • 700g de carne de porco da perna cortada em cubinhos
  • 250g de entremeada cortada em tirinhas
  • 100g de chouriço cortado em rodelas
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 2 colheres de sopa de massa de pimentão
  • 2 folhas de louro
  • 200 ml de vinho branco
  • 90 ml de azeite
  • 50g de banha
  • 1 kg de batatas
  • Sal q.b.
Preparação:
1. Numa tigela, junte a carne de porco e a entremeada.
Adicione os alhos esmagados, as folhas de louro e a massa de pimentão.
Mexa tudo muito bem.
Regue com o vinho branco e deixe marinar durante 3 horas.

2. Numa panela com água, tempere com um pouco de sal.
Coloque as batatas a cozer aproximadamente 25 minutos.
Depois das batatas escorridas, escorra-as e faça puré.

3. Num tacho, leve ao lume o azeite e a banha.
Deixe aquecer.
Junte a carne escorrida e mexa.
Deixe fritar a carne em lume forte até que fique bem tostadinha.
Quando a carne estiver pronto, adicione as rodelas de chouriço e deixe fritar um pouco.
Depois da carne frita, retire-a com uma escumadeira para uma travessa.

4. Na gordura que ficou, junte o puré de batata e misture muito bem.
Deixe cozinhar, até que o puré fique uma pasta homogénea.
Quando o puré estiver a descolar do fundo, retire.
Sirva a carne com as migas de batata.

domingo, 20 de novembro de 2011

Pastéis de Carne e Caril

Fiz estes pasteizinhos esta semana e revelaram -se uma delícia, mais uma deliciosa receita da Neuza, testada e aprovadissima.Ficam memso uma delicia , super fofos e aquele saborzinho bom do caril bem cativante.



 Ingredientes  :

  • 250g de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 100g de manteiga
  • Um pouco de água
  • 1 cebola grande picada
  • 60 ml de óleo
  • 250g de carne picada
  • 1 colher de sopa de caril em pó
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 125g de iogurte natural
  • Sal q.b.
  • Farinha para polvilhar
  • Óleo para fritar
Preparação:
1. Numa tigela, junte a farinha, o fermento, umas pedrinhas de sal e a manteiga.
Amasse muito bem.
Aos poucos, adicione um pouco de água para que a massa fique lisa e homogénea.
Depois da massa deixar de colar nas mãos, faça uma bola.
Tape e deixe repousar durante 1 hora.

2. Entretanto faça o recheio.
Num tacho, leve ao lume o óleo e a cebola.
Mexa e deixe refogar um pouco.
Junte a carne.
Tempere com sal e mexa até que a carne fique soltinha e ganhe cor.
Adicione o caril, a colher de sopa de farinha e mexa muito bem.
Por fim, misture o iogurte.
Logo que comece a borbulhar, apague o lume e deixe arrefecer.

3. Depois da massa ter descansado, polvilhe a bancada com farinha.
Estenda a massa bem fininha.
Para cada pastel, corte dois círculos com um copo.
Por cima de um círculo, coloque uma colher de chá de recheio.
Pincele a borda da massa com um pouco de água.
Por cima, coloque o outro círculo de massa e acalque muito bem as pontas.
Coloque os pastéis num prato polvilhado com farinha.

4. Frite os pastéis em óleo quente de ambos os lados.
Depois de fritos, retire-os para um prato com papel absorvente.
E estão prontos a servir.
Sirva este prato com uma salada.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Creme de Cenoura

Sopinha em tempo frio é uma maravilha e confesso que era um desastre a fazer sopas, ou ficavam me queimadas ou não sabiam a nada, melhorei um pouco quando comecei a fazer as 1ªs sopinhas de bebé para o bruno,mas depois de começar a ir ao Sabor Intenso e ver as maravilhosas sopinhas da Neuza Costa , fiquei craque, e até sopas que dizia que não gostava como a sopa juliana e o caldo verde, estou completamente rendida , são tão boas as sopinhas da Neuza, ADORO, ADORO.Hoje trouxe a receita de creme de cenoura deliciosa do SI.Aprovadissima cá em casa.Beijokas e se for caso disso, Bom Fim de Semana.



Ingredientes para 6 pessoas:
  • 500g de cenouras
  • 2 cebolas
  • 3 batatas
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 3 colheres de sopa de natas
  • 1 gema de ovo
  • Salsa picada
  • 1 colher de sopa de margarina
  • Sal q.b.
Preparação:
1. Numa panela com água a ferver junte as cenouras, as cebolas, as batatas, o cubo de caldo de galinha, a margarina e tempere com sal.
Deixe cozer durante 20 minutos.

2. Numa taça à parte junte a gema com as natas.

3. Passe a sopa com a varinha mágica e deixe ferver.

4. Junte a mistura das natas e deixe aquecer sem ferver.
Sirva o creme decorado com salsa picada.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quiche de Atum e Tomate

Oi, oi!
Olá , a minha casa continua de pantanas por isso a minha vinda por aqui tem sido mesmo de fujida,em principio para a semana já volta tudo ao normal ehehehhe, hoje vim aqui só para vos deixar esta receitinha.beijokas e fiquem bem .




Ingredientes:
  • 1 embalagem de massa quebrada
  • 2 ovos
  • 2 latas de atum
  • 2 tomates maduros
  • queijo ralado
  • sal, pimenta
  • 1 pacote de natas
Preparação:
Forre uma tarteira com a massa.
Numa tigela bata os ovos com as natas, junte o atum escorrido, o queijo e tempere de sal e pimenta.
Junte o recheio à massa, e coloque por cima os tomates às rodelas.
Povilhe com um pouco mais de queijo ralado e leve ao forno até gratinar.

domingo, 13 de novembro de 2011

Maionese Caseira

Olá a todos, espero que estejam a ter um delicioso domingo.
Trago a receita de maionese cá da minha casinha.Beijokas , um resto de um óptimo fim-de-semana.



Ingredientes :
  • 1 ovo
  • óleo q.b.
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 colher de chá de mostarda
Preparação:
Coloque o ovo num copo da varinha mágica e junte a mostarda.
Deite um fio de óleo e vá batendo com a varinha, puxando a varinha para cima e para baixo.
Assim que começar a engrossar acrescentar mais óleo até fazer a quantidade pretendida.
Tempere de sal e pimenta a gosto, acrescente umas gotas de limão ou então de vinagre.
Dependendo do gosto.
Acompanhe pratos a gosto.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Olá a todos!Se há bolo que adoro é o de cenoura, então este é uma perdição com  a cobertura de chocolate......já conheço esta receita há uns bons aninhos ,mas a receita que me tinham dado era com cenoura cozida, mas esta , é com cenoura ralada, e como tenho feito ultimamente assim, coloquei antes a do SI.ADORO.Espero que gostem também.





Ingredientes para :
Para o bolo:

  • 300g de cenoura
  • 4 ovos
  • 1 chávena de chá de óleo
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 2 chávenas de chá de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • Manteiga para untar
  • Farinha para polvilhar
Para a cobertura:
  • 200g de chocolate em pó
  • 100g de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de leite
Preparação:
1. Ligue o forno nos 180⁰.
2. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha.
3. Num liquidificador bata as cenouras, as gemas, o açúcar e o óleo até ficar uma massa homogénea.
4. Numa tigela misture a farinha com o fermento e vá juntando cuidadosamente a massa envolvendo bem.
5. Bata as claras em castelo e junte à massa.
Deite na forma e leve ao forno a cozer durante 30 minutos.
6. Num tacho leve ao lume a manteiga a derreter, junte o chocolate e o leite e quando começar a borbulhar desligue o lume.
7. Desenforme o bolo e barre com a cobertura de chocolate.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Macarronete com Ovo e Bacon

Olá .....o sol começa a espreitar um cadito para grande alegria nossa, poxa , ja chega de chuva!!!Bem vindo sol, aparece não tenhas medo, nós adoramos-te!!!
Bem, meus queridos quanto á receita , trouxe esta do SI, uma receitinha nova da Neuza , só que em vez da massa penne, usei macarronete , era o que havia em casa e saiu muito bem , usei foi bacon aos quadradinhos e acrescentei 2 salsichas de lata e  assim se fez uma belissima paparoca.Ora vejam  e lambuzem-se :).





 Ingredientes para 2 pessoas:
  • 250g de massa macarronete
  • 1 fio de azeite
  • 40g de manteiga
  • 75g de bacon cortado em tiras fininhas (eu usei aos quadradinhos)
  • 50g de chouriço picado
  • 3 ovos
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Orégãos q.b.
  • Queijo parmesão q.b.
Preparação:

1. Numa panela com bastante água a ferver, tempere com sal e um fio de azeite.
Junte a massa.
Mexa e deixe cozer durante 10 minutos.
Depois da massa cozida, escorra-a.

2. Entretanto, parta os ovos para uma tigela.
Tempere com pimenta preta e mexa muito bem com um garfo.

3. Numa frigideira, leve ao lume a manteiga e deixe derreter.
Adicione o bacon e o chouriço.
Mexa e deixe fritar muito bem.



4. Adicione a massa e os ovos.
Tempere com orégãos e mexa muito bem até que os ovos fiquem passados.
Depois dos ovos cozinhados, retire do lume.

5. Sirva esta massa polvilhada com orégãos e queijo parmesão ralado.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Salame de Chocolate

Olá a todos.A minha casa começa a ficar um "desastre" é o chão a ser arrancado e ficar rústico, a mobilia a ser recambiada para outra divisão da casa, estão a imaginar o cenário, não é?Ainda hoje , então foi o caos, vieram cá entregar os mosaicos , cola e cimento  e para espanto meu , não é que nem sequer trazem cá acima, eu moro no 2º andar, imaginam o cenário, eu sozinha em casa com o menino de 4 anos a dormir e o motorista descarrga me a palete á porta, quer dizer nem a porta foi,foi no passeio que fica a cerca de 2 metros da porta do prédio que maravilha de dia me calhou hoje e para mais com uma chuvada que valha me deus, isto só comigo, depois foi correria para cima e para baixo para telefonar a o marido para pedir aos sogros para dar uma ajuda, mas tambem como ja tem uma certa idade, ja nao podem ajudar muito, bem , la o sogro  me ajudou a trazer ate a porta do predio, nem vos conto, agora trazer aquilo para cima, valha me santa ingrácia!!!trouxe 2 ou 3 caixas e com os bofes a sair pela boca, e 2 pacotes de cola, ainda estou de rastos!!!Depois o sogro la arranjou um rapazito que deu uma grande ajuda e com uns trocaditos la se trouxe o resto.Estou furibunda, so me apetecia  era mandar tudo de volta, que maneira de fazer as coisas, deviam ter avisado na  altura da compra, mas não é tudo a despachar, que M...... de pais este , onde já não se faz nada como deve de ser!!!!Caramba..... Bem, pessoal , deixemos lá isto e passemos a receita, e de salame , este salame fiz o ano passado pelo Natal e resolvi fazer de formato diferente, ficou bem original, expreitem la e depois digam me coisas.Beijokas.



Ingredientes:
  • 2 pacotes de bolacha Maria
  • 200 g de manteiga derretida
  • 1 ovo
  • 1 pacote (100 g) chocolate em pó ou se preferir cacau(tem e de colocar mais açúcar)
  • 150 g de açúcar
  • 1 folha de papel vegetal
  • vinho do porto q.b.
Preparação:
Coloque numa taça a bolacha triturada na 1, 2, 3 (reserve 6 bolachas inteiras para partir aos pedaços para dentro da traça), a margarina, o ovo, o açúcar e o chocolate em pó, amasse tudo com as mãos até formar uma pasta.
Abra a folha de papel vegetal e molhe um pouco com vinho do porto,coloque a pasta em cima da folha e forme um rolo e enrole, guarda no frigorífico umas horas, depois desenrole e coloque numa folha de papel de alumínio e enrole.
Coloque numa travessa e sirva cortado em fatias.

Nota: O salame da foto foi feito na taça, levado ao frio umas horas e depois desenformado num prato e coberto por chocolate derretido com natas (apeteceu me fazer de uma forma inovadora)!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bifinhos de Perú Surpresa

Olá , hoje trago uma receitinha daqui , de bifes de perú, deliciosos claro.Beijinhos.



Ingredientes para 4 pessoas:
  • 8 bifinhos de peru
  • 8 fatias de queijo flamengo
  • 8 salsichas de lata
  • 1 chávena de chá de caldo de galinha
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 50g de margarina
  • 1 cálice de Vinho do Porto
  • 200ml de natas
  • Molho inglês q.b.
  • Sal q.b.
  • Alho em pó q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:
Tempere os bifes com sal, alho em pó e pimenta.
Espalme os bifes, coloque por cima uma fatia de queijo e uma salsicha, enrole o bife e prenda com dois palitos. Repita o processo para os restantes bifes.
Num tacho largo, leve ao lume a margarina, deixe aquecer e frite nela os bifes de ambos os lados.
Depois dos bifes ganharem cor, junte a mostarda e mexa bem.
Junte o Vinho do Porto, deixe ferver e misture bem a mostarda com o vinho.
Quando começar a ferver, tempere com umas gotas de molho inglês e junte o caldo de galinha, deixe cozinhar 5 minutos.
Passado 5 minutos, junte as natas, mexa e deixe ferver até o molho apurar.
Quando o molho estiver apurado, apague o lume.
Acompanhe com puré de batata, cenouras baby e esparregado.

domingo, 6 de novembro de 2011

Bolas de Berlim

Olá a todos, este fim-de-semana ando um pouco fujida, mas é que estou meio em obras em casa e começaram justamente este fim-de-semana e irão se prolongar por mais algumas semanas, por isso , virei aqui, meio nos intervalos para deixar uma s receitinhas.Estas bolas descobri a receita aquihttp://www.saborintenso.com/f89/bolas-berlim-1458/,uma deliciosa receita da Catarina, há um tempão que andava para fazer, até pensei que fossem correr mal, mas não é que correram até bem, não estão perfeitas,ficara magritas, não gorduchas, mas até que estavam bem deliciosa, também me estreei a fazer creme pasteleiro e ficou bem delicioso, não ficou amarelinha, mas meio alaranjado, ma sbem gostoso.Adorei mesmo.



Ingredientes para 12 a 15 bolas de berlim:
  • 15 gr de fermento de padeiro
  • 1 dl de leite
  • 350 gr de farinha
  • 60 gr de manteiga
  • 50 gr de açúcar
  • Raspa de 1/2 Limão
  • 1 pitada de sal fino
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de Aguardente
  • Óleo para Fritar
  • Açúcar para polvilhar
  • Doce de ovos para o recheio
Preparação Tradicional:
1. Desfaça o fermento no leite morno e junte os restantes ingredientes, amasse bem até a massa se despegar das mãos.

2. Coloque a massa num alguidar tapado com película aderente e com um pano e deixe levedar cerca de 30 m até dobrar o volume (pode por ao pé de um aquecedor).

3. Depois esvaziar a massa dar a forma de uma bola e esticar com um rolo.

4. Depois com um copo pequeno fazer as bolas e colocar num tabuleiro para levedar mais um pouco cerca de 30m (elas aumentam de volume mas não o dobro).

5. Colocar ao lume um tacho com bastante óleo.

Agora na fritura é que está o segredo, a temperatura do óleo não pode estar muito quente (deve estar mais ou menos 170º) para elas não fritarem rapidamente senão não crescem e podem ficar cruas por dentro, vai se virando as bolas com um garfo até estarem douradas por igual, elas na fritura aumentam de volume.

Escorrer e passar ainda quentes pelo o açúcar.
Depois com uma faca dar um corte e rechear.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Caril de Frango

Para deliciar-vos esta sexta-feira ...trago esta receita deliciosa de caril da Neuza Costa do SI.



 Ingredientes para 5 pessoas:
  • 1 frango grande cortado em pedaços
  • 400ml de leite de coco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1dl de natas
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 chávena de chá de caldo de galinha
  • Sal q.b.
  • Malaguetas q.b.
  • Caril em pó
  • 280g de arroz basmati
Preparação:

Num tacho largo, coloque o azeite e o óleo.
Deixe aquecer e junte a cebola picada.
Deixe refogar um pouco, junte os alhos e deixe refogar tudo.
Junte os pedaços de frango e 2 colheres de sobremesa de caril.
Tempere com sal e junte as malaguetas.
Deixe fritar um pouco.
Junte o caldo de galinha e deixe ferver mais 3 minutos.
Junte mais 2 colheres de caril e o leite de coco, mexa tudo, tape e deixe o frango cozer no leite durante 20 minutos.
Numa panela com água a ferver temperada com sal leve o arroz a cozer.
Junte umas gotas de limão para o arroz ficar branquinho e deixe cozer durante 12 minutos.
Depois de cozido, retire o arroz e passe por água e escorra-o.
Depois de escorrido, coloque-o num prato e espalhe-o.
Mexa o frango de vez em quando para não agarrar no fundo e após os 20 minutos junte as natas, mexa tudo e apague o lume.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pizza de Atum e Delícias do Mar

Oi, pessoal!Hoje resolvi trazer esta receita que fiz durante o fim-de-semana, normalmente adoro pizza de atum, a minha preferida, mas desta vez resolvi colocar também as delicias que descobri que são deliciosas também.Até o "esquisito" do maridão comeu e não refilou; eheheheh.





Ingredientes :
 
 
para a massa:
 
 
 
  • 600 g de farinha de trigo
  • 15 g de fermento de padeiro
  • 1 fio de azeite
  • 1 pitada de sal
  • água q.b.
para o recheio:
 
 
  • molho de tomate caseiro q.b.
  • 1/2 embalagem de delicias do mar
  • 1 lata de atum
  • queijo ralado q.b.

Preparação:
 
 
 
Para a massa:
 
Coloque a farinha numa taça grande e no meio coloque o azeite e o sal.Desfaça o fermento num pouco de água morna e acrescente á massa, colocando a restante água até formar uma bola que se despegue da tijela e não fique pegajosa.Guarda a taça no m icro ondas desligado cerca de meia hora.
 
Passando esse tempo, espalhe farinha numa bancada e com o rolo abra a massa e forme o formato desejado(redondo ou quadrado), coloque a massa num tabuleiro , espalhe o molho de tomate, o atum desfiado e escorrido e as delicias em rodelas ou em palitos. Cubra com queijo e um fio de azeite .Leve ao forno a 180º , até ficar tostado.Sirva com uma salada verde ou vermelha.
 
 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bolo de Requeijão


Ingredientes:
  • 250g de Requeijão
  • 250g de Açúcar
  • 100g de Farinha com fermento
  • 4 Ovos
  • 1 Colher de sopa de margarina derretida
  • Raspas de meio limão
Cobertura:
  • 2 Claras de Ovo
  • 12 Colheres de sopa de açúcar
Preparação:
Bata os ovos inteiros até ficarem volumosos, sem parar de bater junte a farinha, o açúcar, a margarina e as raspas de limão. Por fim junte o requeijão e envolva com cuidado com a ajuda de uma vara de arames.
Verta o preparado para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno a cozer.
Depois de cozido, desenforme e reserve.
Entretanto vá preparando a cobertura, bata as claras em castelo firme e sem parar de bater vá juntando o açúcar.
Barre o bolo com o creme das claras e decore a gosto.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Almôndegas com Molho de Cenoura

Olá a todos, este fim-de-semana andei um pouco fujida do  mundo virtual, ás voltas com alguns afazeres domésticos e um problemazito rotineiro , não consegui dar muita atenção ao blog, mas já estou de volta , quanto ao desafio do Dia das Bruxas, agradeço a todas as participantes e todos os interesados no pequeno desafio.Espero que tembém tenham gostado.Mais tarde coloco novamente as receitas em destaque que foram enviadas pelas participantes, ainda falta a da belinhagulosa, que dei uma olhada rapidamente no blog da belinha e ainda não tive oportunidade de colocar aqui ou fazer comentário no blog da belinha.Obrigada a  todos.




Ingredientes para 4 pessoas:
  • 700 g de carne picada de porco ou outra carne á escolha
  • 3 fatias de pão de forma
  • 0,5 dl de leite frio
  • 1 caldo de carne
  • 2 cenouras médias
  • 2 tomates pelados
  • 1 cebola picada
  • 1 alho picado
  • 1 +1 fio de azeite
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 dl de vinho branco
  • 2 dl de água
Preparação:
Tempere a carne com alguma antecedência com sal e pimenta.
Demolhe as fatias de pão no leite e escorra-as bem.
Adicione à carne e misture com as mãos.
Acrescente um fio de azeite e misture bem.
Molde bolinhas e passe por pão ralado. Reserve.
Num tacho médio coloque a cebola picada, o alho e um fio de azeite.
Leve ao lume e deixe refogar, acrescente os tomates esmigalhados e a cenoura cortada cortada em pedacinhos.
Deixe ferver durante 2 minutos.
Acrescente a água, o caldo de carne e o vinho branco.
Assim que ferver ponha as almôndegas e deixe estufar bem cerca de 20 minutos.
Se necessário acrescente água.
Passado esse tempo, retire as almôndegas para uma travessa à parte e desfaça o molho com a varinha.
Coloque novamente as almôndegas no tacho e sirva acompanhado com puré e salada.