domingo, 30 de outubro de 2011

Desafio do dia das Bruxas -Participações II

Olá como prometido , aqui estou de volta com a participação da Sandra Batista, do blog "Doçuras e Especiarias", e a sua receita é:

Bolo de Laranja e Canela -Halloween

 Decoração dedicada ao "Halloween"
 
 
 
 
Ingredientes:
 
  • 7 Ovos
  • 300 gr. Farinha
  • 300 gr. Açúcar
  • 200 ml. Óleo
  • 1 Iogurte de Laranja
  • Sumo e raspa de 2 Laranjas
  • 1 c. chá Canela
  • 2 c. café fermento em Pó
  • Margarina p/ untar
  • Farinha p/ untar
  • Pasta Americana a gosto
 
Preparação:
 
Comece por untar a forma com a margarina e a farinha;
De seguida, bata as claras em castelo e reserve;
Numa tigela larga, bata o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado;
Junte o sumo e a raspa das laranjas, a canela, o iogurte, o óleo, a farinha peneirada com o fermento e bata durante 10 minutos;
Envolva delicadamente as claras em castelo e leve ao forno a 190ºC durante aproximadamente 45 minutos.
Por fim, deixe arrefecer completamente o bolo e decore com a pasta americana a gosto!
 
..............................................................................................................................................
Obrigada  Sandra , tixa e Sarinha.
E um bom dia das Bruxas!!!!
 

sábado, 29 de outubro de 2011

Desafio do dia das Bruxas -Participações

Olá a todos! Espero que estejam a ter um agradável sábado!
Como já sabem , aqui coloquei o desafio do dia das Bruxas e agora vou colocar aqui algumas participações , no entanto relembro a todos que ainda podem participar até amanhã, enviando me para magnoliazul@hotmail.com a vossa receita e restante foto para participar, depois dia 31 direi o vencedor do desafio , lembro que este desafio é apenas uma pequena brincadeira , só para alegrar um pouco as nossas cozinhas.
Bom , agora as participações:

tixa ,do blog Tixismos, participou com esta receita:

Tarte de Halloween




Ingredientes:
  • 1 base massa quebrada ou folhada para tarte
  • 650g de abóbora cortada em cubos
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • 200g de açúcar mascavado
  • 200g de açúcar branco
  • 385 ml de leite evaporado (pode usar condensado, reduzindo no açúcar)
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 1 colher de café de noz-moscada
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Sal q.b.
1. Numa panela com água, tempere com sal.
Coloque a abóbora a cozer durante 20 minutos.
Depois da abóbora cozida, escorra-a num escorredor e deixe arrefecer.
2. Numa tarteira de fundo amovível, estenda a massa e acalque muito bem.
3. Num liquidificador, coloque a abóbora, os ovos, a gema, a noz-moscada, o gengibre, a canela, o açúcar mascavado, o açúcar branco, a farinha e o leite evaporado.
Triture tudo muito bem até ficar um líquido homogéneo.
4. Deite o liquido na tarteira.
Leve ao forno pré-aquecido nos 170º durante 35 minutos.
Depois da tarte cozida, desenforme e deixe arrefecer.
Depois de fria, está pronta a servir!
Bom apetite!

Fonte: Sabor Intenso!

SarinhaT , do blog  No conforto da minha cozinha, participou com esta receita:

Aranhas de Brigadeiro-Halloween




O QUE FAZ FALTA para 15 aprox.:
  • 1 Lata de Leite Condensado
  • 60 gramas de Chocolate em Pó
  • 50 gramas de Manteiga
  • 2 Colheres (sopa) de Leite
  • Óleo para untar
  • Chocolate granulado
  • Forminhas de papel frisado
  • Pérolas Prateadas
  • Chocolate de Leite em Barra
COMO FIZ:

Forre uma tábua com papel vegetal.
Derreta o chocolate de leite em barra e coloque num saco pasteleiro com um bico fino.
Desenhe as patas por cima do papel vegetal, e leve ao frio para que o chocolate solidifique bem.
Num tacho, coloque o leite condensado e o chocolate em pó.
Mexa muito bem. Misture o leite e junte a manteiga.
Leve o tacho ao lume e deixe cozinhar em lume brando aproximadamente 40 minutos sem parar de mexer.
Quando a massa começar a descolar do fundo do tacho, retire.
Coloque a massa de brigadeiro num prato untado com óleo. Deixe arrefecer (coloquei no frigorífico).Com as mãos untadas com óleo, faça bolinhas.
Passe as bolinhas pelo chocolate granulado.
Coloque os brigadeiros em forminhas de papel frisado.
Faça os olhos com as pérolas prateadas.
Quando as patas estiverem bem sólidas coloque-as no brigadeiro (6 em cada).
Depois de decorados estão prontos a servir.
O meu desde já obrigada a todos os participantes e lembrem-se ainda tem até amanhã.
P.s Sandra Batista (assim que der coloco a tua, ainda espero o e-mail.beijokas).

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Rojões com Tomate e Cogumelos e Brócolos Salteado com Feijão Frade

Olá a todos!
Como vos tem corrido esta semana? A verdade é que tem sido uma semana deveras atribulada com este tempo medonho de Outono, hoje então com esta ventania, parece que o Outono chegou em força, ora chuva, ora vento.Oh , já dá saudades do verão não é verdade?Bem ,deixemo-nos de temperaturas e  estações e passemos á comelança (eheheheh), estes rojões inventei há uns dias na minha cozinha, dêem uma espreitadela a ver se gostam.Beijinhos e bom resto de semana ventaneira.




Ingredientes para 4 pessoas:
  • 700 g de rojões cortados em quadradinhos
  • 1/2 chouriço de carne
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta q.b.
  • 2 tomates pelados
  • 1/2 copo de vinho branco
  • picante q.b.
  • 1/2 lata de cogumelos
  • 2 copos de água
  • polpa de tomate q.b.
  • 1 caldo de carne
  • 1 fio de azeite
Preparação:
Tempere a carne com sal, pimenta , alho e o louro.Deixe tomar gosto umas horas.
Num tacho coloque a cebola picada e o azeite.Deixe refogar e acrescente a carne e o chouriço em rodelas, mexa e deixe refogar um pouco, acrescente o tomate, deixe ferver e junte a água , vinho branco,caldo e o vinho branco.Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 20 m, entretanto destape o tacho e junte os cogumelos,mexa e tape novamente.Quando começar a secar, apague e sirva acompanhado a gosto.
 Acompanhei este pratinho com este:

Brócolos Salteados com Feijão Frade


(desculpem,as fotos estão péssimas)

Ingredientes :
  • Brócolos cozidos q.b.
  • feijão frade de lata q.b.
  • 2 alhos picadinhos
  • azeite q.b.
  • vinagre, pimenta e sal q.b.
Preparação:
Numa frigideira coloque um fio de azeite e os alhos.Deixe ferver , coloque os brócolos e mexa , depois o feijão e mexa mais um pouco, acrescente uns salpicos de vinagre e tempere de sal e pimenta a gosto.Apague o lume e sirva como acompanhamento de um prato de carne.Espero que gostem.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Wafles com Morangos e Chocolate

Ingredientes:
  • 1 embalagem de waffles
  • 100 g de morangos
  • 1/2 tablete de chocolate culinário
  • 2 colheres de sopa de açucar
  • alguns morangos para decorar
Preparação:

Comece por fazer uma calda com os morangos, depois de os lavar, cortá-los e com a varinha ou o 1,2,3 triturar os morangos juntamente com o açucar, colocar num tacho e levar ao lume, convém acrescentar 2/3 colheres sopa de água, e deixar ferver até começar a secar.
Apague o lume.
Coloque o chocolate numa taça para ir ao microondas e parta em pedaços, coloque umas 3 colheres de leite e leve ao micro ondas por um minuto, ate dereter o chocolate.
Com a ajuda de uma colher mexer, ate ficar um creme consistente.
Depois é so barrar os waffles a gosto com o chocolate e a calda e decorar com morangos.
Ola  a todos,hoje venho relembrar que o desafio do Dia das Bruxas está a decorrer, já tenho as receitas de 2 participantes(tixa e Sandra Batista), das quais só estou á espera de uma confirmção e embreve colocarei as suas experiências e participação no passatempo, o meu desde já obrigadissima por terem mostrado interesse e participarem.Uma grande beijoka e continuo a dizer que o desafio está em aberto a todos que queiram participar.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Brigadeiros

 Existem variadissimas receitas de brigadeiros, encontrei esta da Narwén no SI e resolvi experimentar, é realmente deliciosa, mas resolvi improvisar e cobri uns com côco, outros com o chocolate granulado e ainda outras com pepitas coloridas, ficou um "must".




Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • Leite (quase 1/2 lata do leite condensado)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de cacau (ou 4 de achocolatado)
  • Chocolate granulado para envolver
  • Forminhas de papel pequeninas
Preparação:
Numa panela de fundo grosso e pesada (que não seja anti-aderente) misture todos os ingredientes.
Leve a lume brando, mexendo sempre, até que comece a querer despegar-se das paredes do tacho (deverá levar entre 10 a 20 minutos).
Retire do lume e passe a mistura para um prato untado com manteiga/margarina e deixe arrefecer.
Quando a massa estiver fria o suficiente para a moldar, prepare as forminhas de papel dispondo-as individualmente.
Unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as de seguida em chocolate granulado (é importante que vá untando as mãos com margarina ocasionalmente, pois, caso contrário, o chocolate não grudará na bolinha).
Coloque nas forminhas de papel e sirva.
Não é necessário guarda-los no frigorífico e até não convém porque irão tornar-se muito rijos, mas deve consumi-los no prazo de 3 dias.

Batata Assada com Queijo

Esta receitinha é deliciosa, embora calórica, mas é sempre boa para variar o cardápio, embora o maridão não vá nessa......com ele é só batata de pacote.....eu não deixo de fazer estas batatinhas deliciosas.:).Beijokas e Bom começo de semana.
 A receitinha é daqui .



Ingredientes:
  • Batatas médias compridas
  • Azeite
  • Queijo ralado Emmental
  • Oregãos q.b
  • Tomilho q.b
  • sal q.b
Preparação:
Coza as batatas com a casca em água temperada com sal.
Assim que o garfo espetar bem está pronto para tirar a casca.
De seguida dê uns corte à largura até mais de metade da batata.
Coloque numa assadeira e regue por cima com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC e deixe assar durante 15 a 20 minutos, depende se gosta delas bem tostadinhas.
Não esquecer de regar com o azeite da assadeira.
Depois coloque por cima os oregãos, tomilho e algumas pedras de sal e por fim o queijo.
Leve de novo ao forno e deixe o queijo derreter.
Muito bom para acompanhar um Rosbife.
Eu acompanhei com um bom bifinho.



domingo, 23 de outubro de 2011

Empadão de Atum e Espinafres

Domingo, domingão, existe dia melhor para dar largas á paixão?
Ehhhehhe, parece que estou inspirada!!!
Bem,  agora que parece ter chegado o outono, pelo menos este fim-de-semana revelou-se bem fresco e com "cara de poucos amigos", o que nos alegra são as maravilhas da nossa cozinha , por isso trago mais uma receita maravilhosa com o belo do atum daqui.
Aprovadissimo na minha cozinha, que bela mistura atum, espinafres e puré.Hummmm.



Ingredientes para 2 pessoas:
  • 3 batatas grandes
  • 2 latas de atum
  • 8 cubinhos de espinafres congelados ou equivalente frescos
  • 1 cebola pequena
  • sal e pimenta q.b.
  • 75ml de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • noz moscada q.b
Preparação:
Lave e descasque as batatas. Corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal.
Entretanto prepare o recheio de atum. Leve um tachinho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e aloure a cebola previamente picada. Acrescente depois o atum escorrido e os espinafres. Tempere com um pouco de pimenta e sal e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem cozinhados e o líquido da cozedura ter quase todo evaporado.
Entretanto escorra as batatas e reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite ou com um esmagador de batatas manual. Acrescente a outra colher de sopa de azeite, o leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem e leve novamente ao lume até ferver.
Num pirex ou prato de forno coloque a mistura de atum e cubra com o puré de batata que deve ficar espesso e não muito líquido.
Leve ao forno quente (180ºC) apenas para dourar o puré e sirva de imediato com uma salada verde.

sábado, 22 de outubro de 2011

Pizza Maravilha

Esta receita trouxe-a daqui e garanto que é uma maravilha.Ideal para um fim-de- semana em família.





Ingredientes para a massa:
  • 200ml de leite morno
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açucar
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 400 g de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento seco de padeiro (15g de fermento fresco)
Para o recheio:
  • molho de tomate para pizza
  • ananás (usei de lata)
  • 200g de bacon (fatias ou cubos)
  • 300g queijo mozzarela ralado
  • 1 pimento vermelho cortado em tiras muito finas
  • azeitonas recheadas (Opcional)
  • oregãos
  • ovos (1 ovo por pessoa)
  • um fio de azeite
Preparação:
Massa: Coloque num recipiente a farinha, ovo, azeite,sal,açucar,o alho em pó, vá adicionando o leite morno aos poucos e vá amassando, adicione também o fermento seco e continue a amassar, até a massa começar a descolar das mãos, se necessário adicione mais farinha. Formar uma bola com a massa , tapar com um pano e deixar descansar em local quente.

Findo este tempo, coloco a massa na bancada polvilhada com farinha, e com o rolo da massa, começo a esticá-la, dou-lhe a forma de um rectângulo, forro o tabuleiro do forno com papel vegetal e coloco a massa em cima, furo a massa com um garfo, e coloco o recheio:
molho de tomate, bacon, ananás, azeitonas, mozzarela, polvilho com oregãos, coloco os ovos e volto a polvilhar com mozzarela.
Vai a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC, aprox. 30 minutos,depende dos fornos, convém ir vigiando, passados 15 minutos baixar a temp. para os 180ºC.

Notas:Quem tiver m.f.p. pode escolher o programa "massas levedadas" e fazer lá a massa, colocar primeiro os liquidos e depois os sólidos, não juntar o sal com o fermento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Muffins com Salpicos de Chocolate

Olá minha gente!!!!Sexta-feira .....embora o meu marido diga que esta semana nunca mais passava, eu digo que ela passou rápido e se não me engano este fim-de-semana muda a hora, tenho de me ir informar........!!!!!
Bem, meninos trouxe a minha experiência de muffins da queriduxa Duxinha que colocou no SI.Uma delicia como tudo o que a Duxa coloca.Bom fim -de -semana meus queridos.




Ingredientes para 12 pessoas:
  • 2 ovos
  • 125g de margarina amolecida
  • 2 chávenas de chá de farinha
  • 1 chávena de chá de açucar
  • 1/2 chávena de leite morno
  • 2 colheres café rasas de bicabornato de sódio
  • 1 colher de sopa de aroma de baunilha
  • 100g de chocolate partido em pedacinhos
Preparação:
Num recipiente, bata o açucar, os ovos, a margarina e o sal, continuando a bater adicione a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio.
Continue a mexer juntando o leite com o aroma de baunilha,
Mexa tudo muito bem, entretanto pré-aqueça o forno a 180º.
Unte as forma para os Muffins e verta para lá a massa.
Por cima destes coloque os pedacinhos de chocolate, leve ao forno a 180º, cerca de 30 minutos, convém ir vigiando.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rolo de Carne com Natas e Sopa de Cebola



Ingredientes para 6 pessoas:
  • 1,5 kg de carne de porco picada
  • 1 pacote de sopa de cebola
  • Pimenta q.b.
  • 1 pacote natas
  • ½ cebola
  • 1 copo vinho branco
  • 8 fatias de queijo
  • 1 colher sopa salsa picada
  • ½ copo de polpa tomate
  • 1 copo de água
  • ½ limão
  • ½ copo de vinagre
  • 1 colher sopa margarina
  • Pão ralado q.b.
  • 1 folha de alumínio
Preparação:
Coloque a carne num recipiente largo e coloque as natas e o pacote de sopa de cebola, a salsa, a pimenta e misture com as mãos tudo muito bem, deixe ficar a tomar gosto durante uma hora:
Passado esse tempo, estique a folha de alumínio na mesa e espalhe uma mão cheia de pão ralado, coloque a carne e espalhe-a sobre toda a folha de alumínio (tipo carpete), coloque as fatias de queijo sobre a carne, em fila e depois vá enrolando a carne com a ajuda do alumínio, formando um rolo. Espalhe um pouco de pão ralado sobre o tabuleiro e coloque o rolo de carne no tabuleiro, retirando o papel de alumínio com cuidado. Tempere com a cebola, o limão cortado, o tomate, o vinagre, o vinho branco, a água e a margarina e vai ao forno médio durante 1hora.Acompanha com arroz, batata frita e uma saladinha.
Bom Apetite.

Bolo de Limão

Hoje apetece-me presentear-vos com um bolinho de limão, que acham?vamos nessa?A receita é do SI , como já sabem é um bolinho delicioso.Fiz-o na minha forminha de silicone estrela, ficou bem bonito.Beijinhos.



Ingredientes:
  • 250g de açúcar
  • 3 ovos
  • 250g de farinha
  • 100g de margarina
  • 1 iogurte natural
  • 1 limão inteiro com casca e sumo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Preparação:
Coloca no liquidificador o açúcar, o limão cortado aos bocados sem as pevides e os ovos e tritura tudo.
Junta os restantes ingredientes e bate uns 2 minutos.
Unta uma forma e polvilha com farinha, vaza dentro o preparado e leva ao forno pré aquecido 180º por 30minutos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Esparguete com Rojões e Chouriço

Olá people!!!
Hoje lembrei-me de colocar esta receitinha de esparguete com carninha,fica bem bom.
O desafio do "Dia das Bruxas" continua aberto , a ver se iremos ter receitinhas ou talvez não, fico aguardando !!!!Beijokas




Ingredientes para 4 pessoas:
  • 500 g de rojões de porco
  • 1 chouriço de carne
  • 1 cebola picada
  • 1 alho picado
  • 1/2 pacote de esparguete
  • 1/2 caneca de polpa de tomate
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 1 caldo de galinha ou carne
  • 3 tomates pelados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • uma pitada de sal e pimenta
Preparação:
Tempere a carne com sal e pimenta e deixe tomar gosto.
Faça um refogado com o azeite e a cebola picada, acrescente o alho e os tomates picados, acrescente a carne e deixe refogar um pouquinho, acrescente o chouriço em rodelas e água até meio do tacho, o caldo,o vinho branco e a polpa de tomate, deixe ferver uns 15 minutos e depois acrescente o esparguete cortado ao meio, mexa e deixe cozer, quando estiver cozido, esta pronto.
Sirva acompanhado com uma saladinha.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bacalhau com Cogumelos e Presunto

Depois do desafio do "Dia das Bruxas", onde não me parecem muitos animados, enfim, eu tento distrair , mas parece que o mal do país , nos deixa a  todos desanimados, mas também sei que "tristezas não pagam dívidas", por isso pessoal toca a animar, porque não é com tristezas que as coisas melhoram, por isso o melhor é rir, pular, brincar e participar no desafio do "Dia das Bruxas"heheheh(não me levem a mal, tento animar-vos, ok?), ou senão para a próxima faço o desafio da foto da maior bruxa do universo blogueiro, eheeh!Em vez  de fotos de receita devia ter escolhido fotos de bruxinhas da esfera vitual.Eheheh, pessoal, arrebitem, conto convosco!!!Não se esqueçam que me devem enviar ate ao dia 30 de Outubro as fotos e receitas para o meu mail:  magnoliazul@hotmail.com .
Bom e para vos aguçar o apetite ,trago o bacalhau da Neuza, receita do site do costume . Receita deliciosa e boa semana.



 Ingredientes para 5 pessoas:
  • 700g de bacalhau demolhado
  • 300g de cogumelos frescos cortados ao meio
  • 100g de presunto fatiado cortado em tiras
  • 250 ml de leite
  • 1 cebola picada
  • 125 ml de azeite
  • 500 ml de água
  • 2 dentes de alho picados
  • 50g de farinha
  • 200 ml de natas
  • 75g de queijo mozarela ralado
  • 1300g de batatas
  • 40g de manteiga
  • 200 ml de leite
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.
Preparação:
1. Num tacho, leve ao lume o bacalhau, os 500 ml de água e os 250 ml de leite.
Deixe cozer durante 10 minutos.

2. Depois do bacalhau cozido, retire-o com uma escumadeira para um prato.
Deixe arrefecer.
Coe a água de cozer o bacalhau e reserve.

3. Numa panela, leve ao lume água e tempere com sal.
Junte as batatas e deixe cozer durante 25 minutos.

4. Depois das batatas cozidas e escorridas, desfaça-as em puré.
Leve o puré ao lume e junte os 200 ml de leite e a manteiga.
Tempere com noz-moscada.
Mexa muito bem e deixe aquecer.
Depois de tudo bem misturado, apague o lume.

5. Limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie-o.

6. Num tacho, leve ao lume o azeite, os alhos e a cebola.
Mexa e deixe refogar sem alourar.
Junte a farinha e mexa bem.
Aos poucos e mexendo sempre, junte o caldo de cozer o bacalhau e as natas.
Tempere com pimenta e noz-moscada.
Mexa e apague o lume antes de começar a ferver.

7. Num tabuleiro de ir ao forno, espalhe à volta o puré com um saco ou uma seringa de boquilha larga.
No meio, espalhe os cogumelos.
Por cima, o bacalhau e por fim o presunto.
Barre o centro com o creme e polvilhe com o queijo.

8. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º durante 30 minutos.
Depois de gratinado está pronto a servir.

Desafio do dia das Bruxas

Olá a todos os restantes blogs de culinária , esta mensagem destina-se a todos os blogs de culinária ou seguidores que queiram participar, já ando neste universo virtual com o meu blog desde Fevereiro e como tal lembrei -me de fazer um desafio, onde espero que participem, é uma brincadeirinha, como temos como tema agora em breve o tema "Dia das Bruxas" a 31 de Outubro, onde o nosso país aos pouco tem vindo a dar mais destaques e nòs como Blogueiros e amantes da culinária ,penso que adorariamos participar , a minha ideia era que até ao dia 30 de Outubro me enviassem a vossa participação para o "Dia das Bruxas", onde pode ser o que quiserem (doce, salgado, sopa, bebida, etc)onde esteja o tema "Dia das Bruxas", a receita pode ser da vossa autoria ou não( claro que com os devidos  créditos), depois eu colocaria por aqui as vossas receitas e no dia 31 de Outubro fazia a eleição do(a) vencedor(a) , o qual recebrá um miminho como prendinha.Mas mais do que tudo , acho mais interessante é  a participação de todos os interessados e é mais uma motivação para cozinhar um pouquinho  e alegrarmo -nos um pouco.O que acham? o que me dizem?Aceitam o desafio?Querem participar?Fico a aguardar respostas e comentários.Se quiserem podem mandar mail para magnoliazul@hotmail.com 
Beijokas e boas receitas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Meu Esparguete á Bolonhesa

Olá a todos, espero que estejam a ter uma deliciosa semana.Comigo também está tudo bem ou quase tudo, ontem depois de um susto enorme que tive em casa(onde explodiu o esquentador e começou a jorrar água para todos os lados), as coisas começam a correr normalmente, apesar das despesas extras nada convidativas, mas enfim é a vida e temos de nos aguentar, o pior foi o "cagaço"(desculpem a linguagem mas é mesmo á portuguesa)e eu sozinha em casa com o filhote a dormir, nem sabia o que fazer, mas pronto já lá vai.Bem, depois desta história toda o que vale é que começa uma nova semana, por aqui um pouco atribulada, mas aos poucos a voltar á normalidade, e trago a minha receita de esparguete á bolonhesa, espero que gostem.



 Ingredientes para 4 pessoas:
  • 500 g de carne picada de porco
  • 1 cenoura cortada em cubinhos
  • 1 cebola picada
  • 1 alho picado
  • 3 tomates pelados e picados
  • 1/2 caneca de tomate pelado
  • 1 caldo de knorr
  • 200 g de esparguete
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • molho béchamel q.b.
  • salsa picada
  • 1 dl de vinho branco
  • sal e pimenta q.b.
  • um fio de azeite
Preparação:
Tempere a carne com sal e pimenta e uma folha de louro. Reserve.
Coloque um tacho médio ao lume com água até metade.
Deite o caldo de knorr e espere que ferva.
Quando ferver coloque o esparguete partido e a margarina.
Mexa e deixe cozer uns 10 m em lume médio. Reserve.
Prepare a carne, coloque a cebola e o alho num tacho e o fio de azeite, deixe refogar.
Acrescente os tomates e a polpa de tomate, o vinho, a cenoura e deixe tudo refogar um pouco.
Acrescente a carne, mexa e deite o vinho.
Deixe ferver tudo muito bem, até começar a secar. Apague o lume.
Numa travessa ou tabuleiro coloque o esparguete escorrido, a carne por cima e por fim o béchamel.
Salpique com salsa picada e queijo ralado.
Se gostar leve uns minutos ao forno a gratinar.
Sirva com uma salada.