domingo, 9 de outubro de 2011

Petisco de Moelas

Olá .....que lindo domingo hoje, não é?
Que solão .....adoro,adoro , dias assim, dão-nos energia e alegram-nos a vida.
Para alegrar ainda mais o nosso domingo fantástico, lembrei me de colocar esta receita daqui ...um belo petisco, vamos nessa?? Beijokas e continuação de um fantástico domingo.



Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1kg de moelas de frango
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 80g de margarina
  • 70g de chouriço de carne
  • Malaguetas a gosto
  • 3 folhas de louro
  • 6 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 3dl de vinho branco
  • 1 copo de água
  • Sal q.b.
Preparação:
Limpe as moelas de peles e gorduras, lave-as e escorra-as.
Corte as moelas em pedaços. Corte o chouriço em cubos grossos.
Num tacho leve ao lume a margarina, com a cebola, os alhos, as folhas de louro e deixe refogar.
A meio do refogado, junte o chouriço e deixe refogar mais um pouco.
Junte as moelas, tempere com um pouco de sal, junte as malaguetas e deixe fritar ligeiramente.
Junte a polpa de tomate e regue com o vinho branco e com a água.
Tape e deixe cozer entre 30 a 40 minutos até ficarem tenrinhas.
Sirva quente acompanhado com pão.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hamburguer com Molho de Café e Mostarda

Sexta-feira......UAU!!!
Esta semaninha até passou rapidinho,não acham pessoal?
Bem, trago comigo uma receitinha de hamburguer daqui, mais uma deliciosa receita da Catarina .Dêem uma olhada......Beijokas e bom fim de semana.





Ingredientes para 2 pessoas:
  • 4 Hambúrgueres
  • 3 colheres de sopa de Café forte
  • 2 colheres de sobremesa de Mostarda
  • 4 colheres de sopa de Cerveja
  • 4 dentes de Alho
  • 2 dl Natas
  • 2 Folhas de Louro
  • Margarina
  • 1 colher de café de Açúcar
  • Sal e Pimenta q.b.
Preparação:
1. Tempere os hambúrguers com os dentes de alho laminados e a folha de louro em pedaços.

2. Coloque uma frigideira ao lume com a margarina para aquecer.
Frite os hambúrgueres na margarina quente e em lume forte.
Retire-os quando cozinhados e tempere com sal e pimenta.

3. Junte as natas à margarina mexendo até começar a borbulhar.
De seguida misture o café, a mostarda e a cerveja e vá mexendo até apurar e junte novamente os hambúrgueres.

4. Retire do lume e sirva acompanhados de uma salada, ou arroz, e batatas fritas. Se gostar, acompanhe-os com um ovo estrelado também.
Bom Apetite!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura Mármore

Olá meninos e meninas..ehehheh! Que tal estão depois de um feriadinho?sabem bem , não é  verdade?pelo menos é um descanso a meio da semana,quem não aprecia?
O bolinho que trago hoje é uma delicia,para ajudar a aguentar o resto de uma semanita.



Ingredientes:
  • 3 cenouras grandes
  • 4 ovos
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de farinha de trigo
  • 2 chávena de açúcar
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 3 colheres de chocolate em pó (não e achocolatado)
Cobertura:
  • 2 colheres de sopa de chocolate
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher cheia de margarina
  • 2 colheres de sopa de leite
Preparação:
Bater tudo no liquidificador, menos a farinha.
Colocar a farinha numa tigela e adicionar aos poucos o líquido batido.
Repartir a massa em 2 partes, em uma colocar o chocolate.
Colocar a massa branca em baixo e a massa de chocolate aos poucos em cima.
Com um garfo misturar as duas massas.
Cozer em forno médio, pré-aquecido, durante cerca de 40 minutos, ou até dourar .
Para a cobertura, misturar tudo e levar ao lume até ferver e colocar em cima do bolo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MFP-Pão Super Rápido

Fiz mais uma receita de pão na MFP, desta vez utilizei uma receita que vem no livro da MFP, adorei, além de fazer-se rapidinho ainda fica maravilhoso, vejam só esta fofura de pãozinho!!!!





Ingredientes para um pão de 1 kg:
  • 1,5 colher de sopa de óleo
  • 360 ml de água (35º a 45º max)
  • 1,5 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2, 5 colheres de sopa de leite em pó
  • 565 g de farinha
  • 3,5 colheres de chá de fermento
Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba.
Ligar a máquina no programa "pão super rápido", tostagem média e peso 1 kg.
Na minha tefal é program 8.

CONTINUAÇÃO DE UM DELICIOSO DIA DE FERIADO! BEIJOKAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Espetadas Caseiras

O que acham de fazer espetadas de carne em casa? Esta ideia há já alguns dias que me andava a martelar na cabeça, então esta semana é que foi de  vez, comprei a  carninha e toca a elaborar, dá um bocadinho de trabalho(nada demais), mas é bem engraçado de fazer, adorei a experiência.Vejam só.....




Ingredientes para 4 pessoas:
  • 1/2 kg de rojões cortados em quadradinhos
  • 1/2 chouriço de carne cortado em rodelas
  • 1 pimento verde cortado em quadrados
  • 1 pimento vermelho cortado em quadrados
  • 3 a 4 entremeadas cortadas em quadrados
  • sal e pimenta q.b.
  • 1/2 limão
  • massa de pimentão q.b.
  • alho em pó
  • palitos compridos para espetadas q.b.
  • 2 folhas de louro
Preparação:
Separe as carnes e os legumes em diversas tacinhas e va colocando um quadrado de carne, entremada, pimento verde, chouriço, pimento vermelho, novamente carne e assim sucessivamente até fazer uma espetada ,reserve e continue a fazer com as restantes carnes e legumes até acabar.Tempere as espetadas com sal,pimenta, massa de pimentão, alho em pó e as folhas de louro.
Acenda o grelhador eléctrico e assim que estiver quente coloque as espetadas, vire de ambos os lados e sirva acompanhado a gosto com arroz, batata frita e salada.
Nota:estas espetadas foram feitas com carne de porco, mas pode fazer o mesmo com diferentes carnes, perú, vaca , frango ou até mistas.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate e Banana(sem ovos) -MFP

Como sabem o nome do blog é chocolate com banana , coloquei este nome porque adoro gelado de chocolate com banana e como tal ando sempre á procura de outras receitas com chocolate e banana, esta receita encontrei-a aqui e fui logo elaborá-la e sem surpresas adorei, é uma delicia, está aprovadissima.



Ingredientes:
  • 1 chávena de leite
  • 1/4 de chávena de óleo
  • 2 bananas em pedacinhos (eu usei 1)
  • 1 iogurte natural
  • 1 chávena de açúcar
  • 2 chávenas de farinha
  • 1/2 chávena de achocolatado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Preparação:
Colocar todos os ingredientes, pela ordem acima descrita, na máquina de fazer pão.
Programar "bolos".
Quando terminar deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Fica um bolo bem fofinho e com um sabor que agrada a pequenos e gráudos.

Empadinhas Rápidas de Carne

Para um belo começo de semana trouxe uma receitinha de empadinhas , espero que gostem.
Esta receita é daqui,mais uma maravilhosa receita da Neuza.



Ingredientes para cerca de 29 empadas:
  • 350g de farinha
  • 500 ml de leite
  • 3 ovos
  • 50g de manteiga
  • 350g de sobras de carne picada, de vaca, frango ou porco
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 100g de chouriço picado
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:
1. Num tacho, leve ao lume a manteiga, a cebola e os alhos.
Mexa e deixe refogar sem alourar.

2. Junte o chouriço ao refogado e mexa.
Junte a carne, envolva tudo e apague o lume.

3. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Junte às gemas a farinha.
Tempere com sal e pimenta.
Junte o leite e bata tudo, até ficar bem misturado.

4. Bata as claras em castelo.
Envolva as claras com a massa.

5. Em forminhas untadas com manteiga, coloque uma colher de sobremesa de massa em cada uma delas.
Por cima das massa, coloque uma colher de sobremesa rasa do recheio.
Cubra o recheio com a massa.

6. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º durante 25 minutos até ficarem cozidas.
Depois de cozidas, retire.
Desenforme e estão prontas a servir.

sábado, 1 de outubro de 2011

Mousse de Chocolate Rápida

Trago esta sobremesa bem simples de fazer e igualmente gostosa.



Ingredientes:
  • 250 ml de leite frio
  • 1 pacote de mousse de chocolate instantânea
Decorações a gosto, eu usei:

  • coco ralado
  • bolacha ralada
  • pepitas de chocolate
  • arroz tufado (cereais)
Preparação:
Bater o leite com a mousse durante 3 minutos com a batedeira elétrica.
Colocar numa taça.
Guardar cerca de meia hora no frio.
Decorar a gosto.

Nota: Também se quiser pode usar uma colher de café na mistura da mousse, dá-lhe um gosto mais suave.
 
 
 

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palhaço de Ovos

Fiz esta receitinha , por brincadeira , num dia para o "sabor intenso", numa semana com a temática "crianças".Por isso partilho com vocês, o meu pekenote , adorou.
Ah, e Bom Fim  de Semana.Beijinhos.



Ingredientes:
  • 2 ovos
  • margarina q.b.
  • folhas de alface q.b.
  • ketchup q.b.
  • 2 rodelas de cenoura pequena
Preparação:
Coloque um pouco de margarina na frigideira e coloque os ovos.
Deixe os fritar e apague o lume.
Retire-os para um prato e decore com o kechup, desenhe uma boca por debaixo das gemas, nas gemas coloque um pouco de ketchup e ponha em cima uma rodela de cenoura em cada gema.
Corte algumas folhas de alface como caldo verde e decore por cima dos ovos, desenhando uma cabeleira e pronto esta pronto o palhaço de ovos (é óptimo para as crianças).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Strogonoff de Porco

Olá ...hoje trago uma receita de strogonoff e como tal fui pesquisar um pouco da sua história e origem:
 
O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento. Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada mais ainda, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.(retirada da http://www.historiadetudo.com/strogonoff.html).




Ingredientes para 2 pessoas:
  • Carne de Porco às tiras(cerca de 0, 500 kg)
  • 1 latinha de cogumelos (se gostarem, é opcional)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 malagueta (opcional)
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 caldo knorr
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 pacote de natas
  • 1 colher de polpa de tomate
  • 2 colheres de café de farinha Maizena
  • sal q.b.,
  • salsa a gosto
  • ingredientes
Preparação:
Refoga-se a cebola, o alho (e a malagueta partidinha caso optem por colocá-la) na margarina.
Quando a cebola estiver mole junta-se a carne.
À parte, prepara-se o molho, um copito de agua com o caldo knorr ao lume até ferver e coloca-se no copo de vinho branco as 2 colheres de Maizena e dissolve-se com a ajuda de uma colher.
Quando a carne estiver coradinha (já meio cozida) coloca-se os cogumelos (se forem opção) e junta-se o molho do caldo knorr às conchas (3 ou 4) deixando em lume médio a cozer.
Quando a carne estiver quase sem molho do caldo knorr, junta-se o copo de vinho com a Maizena aos poucos tendo sempre o cuidado de mexer. O molho vai começar a ficar espesso.
Por fim,coloca-se as natas e de seguida a colher de polpa de tomate.
Mexe-se bem e desliga-se o lume.Para finalizar mete-se a salsa mais ou menos, consoante o gosto e mexe-se.
Serve se acompanhado de arroz e salada.




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bolo de Chocolate Económico de Liquidificador

Olá.....para hoje trago uma receitinha gulosa e económica, muito prática de fazer, no liquidificador.Experimentem e depois contem se gostaram ou não!



Ingredientes:
  • 1 chávena de chá de leite
  • 1 chávena de chá de óleo
  • 2 ovos
  • 2 chávena de chá de farinha de trigo
  • 1 chávena de chá de achocolatado
  • 1 chávena de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Preparação:
  1. No liquidificador, bata bem: o leite, o óleo e os ovos.
  2. Numa tigela coloque a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar.
  3. Junte o líquido batido no liquidificador e misture bem.
  4. Acrescente o fermento em pó
  5. Coza numa forma untada e enfarinhada em forno médio(180º), pré-aquecido, durante 25 minutos, aproximadamente.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bacalhau Espiritual

Olá pessoal!Ando um pouco preocupada com esta "virose "que parece ter atacado a esfera blogueira, já tenho visto algumas viroses em alguns sites e parece que se está a espalhar-se como uma bola de neve, já li alguns comentários em outros blogs a falarem do mesmo, também vi a referencia no blog da luisa alexandra e fiz o mesmo também (retirei temporariamente os blogs de referência) a ver se dá resultado, fico aguardando melhoras.

Por aqui , vou colocar a receita de bacalhau daqui, que é delicioso e surpreendente.
Eu não sabia que o bacalhau espiritual era feito com pão(eheeheh), ainda tenho muito a aprender.Vivendo e aprendendo.




Ingredientes para 5 pessoas:
  • 700g de bacalhau demolhado
  • 400g de cenoura ralada
  • 2 cebolas cortadas em rodelas meia-lua
  • 2 dentes de alho picados
  • 125 ml de azeite
  • 4 pães secos
  • Leite q.b.
  • 60g de margarina
  • 60g de farinha
  • 275 ml de leite
  • 275 ml de água de cozer o bacalhau
  • 200 ml de natas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.
  • Azeite para untar
  • Queijo ralado q.b.
Preparação:
Coloque o bacalhau a cozer numa panela com água durante 10 minutos.
Depois de cozido, retire o bacalhau para um prato e deixe arrefecer.
Reserve 275 ml da água da cozedura.
Limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie.
Num tacho, leve ao lume a margarina e deixe aquecer.
Junte a farinha e mexa muito bem.
Mexendo sempre, junte aos poucos a água de cozer o bacalhau, os 275 ml de leite e quando começar a engrossar junte as natas.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Logo que comece a borbulhar, apague o lume.
Num recipiente, coloque o pão e regue com bastante leite e deixe demolhar.
Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, os alhos e deixe refogar sem deixar queimar.
A meio do refogado, junte a cenoura e deixe refogar tudo.
Junte o bacalhau, mexa e deixe cozinhar 5 minutos.
Esprema ligeiramente o pão para retirar o excesso de leite e desfaça-o para dentro do tacho.
Mexa muito bem.
Junte metade do molho preparado anteriormente, mexa e rectifique os temperos.
Logo que comece a borbulhar, apague o lume.
Unte um tabuleiro de ir ao forno com azeite.
Espalhe no fundo o bacalhau.
Por cima, espalhe bem o restante molho.
Polvilhe com queijo.
Leve ao forno pré-aquecido nos 200º e deixe gratinar cerca de 15 minutos.
Depois de douradinho, retire e está pronto a servir.
Sirva este prato com uma salada.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bifes com Molho de Cogumelos

Olá a todos, espero que estejam  a ter uma maravilhosa segunda -feira, eu sei, eu sei, é segunda e até já começamos o Outono, o Verão já se despediu e até as noites começam a ficar mais frias e mais escuras , daqui por um mês muda a hora, mas enfim , faz parte da vida  e ela anda sempre para a frente e nós temos de segui-la também, eheheheh, mas o que estou para aqui a falar ?bem , deve ser virose de segunda-feira!Vamos mas é lá a animar isto!Que tal uns bifinhos com molho de cogumelos?Topam????Beijokas



Ingredientes para 2 pessoas:
  • 2 bifes de vaca
  • 3 dentes de alho
  • 1 dl de vinho branco
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 dl de leite
  • 1 folha de louro
  • 1/2 pacote de molho de cogumelos (do continente ou outra marca)
  • 3 colheres de sopa de óleo
Preparação:
Tempere os bifes com sal, pimenta, louro e um alho picado.
Numa frigideira coloque a margarina e o óleo.
Assim que ferver coloque os alhos inteiros e amachucados e a carne.
Deixe fritar de ambos os lados com o lume médio, sem deixar queimar.
Quando estiverem quase fritos, acrescente o vinho e deixe ferver bem uns minutos.
Coloque então o leite e o molho de cogumelos e deixe apurar tudo bem, até ficar um molho cremoso. Apague.
Acompanhe com ovo, salada e batata frita.Bom Apetite.

domingo, 25 de setembro de 2011

Pão de Mistura com Sementes

Desde que tenho a minha MFP tenho me dedicado a elaborar receitas diferentes, aos poucos vou experimentando receitas diferentes , desta vez foi o pão de mistura da Duxa, colocada aqui , ficou um lindo pãozão.



Ingredientes:
  • 400ml de água
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo)
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar (ou mel)
  • 560g de farinha de trigo t.55 ou t.65
  • 130g de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento seco de padeiro
  • 50g de sementes de sésamo (opcional)
  • 50g de sementes de girassol (opcional)
Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina por esta ordem, e programar pão normal ou básico consoante o modelo da máquina, peso 1000g, tostagem média.
Quando a máquina der o sinal acústico para adicionar ingredientes, é a altura de adicionar as sementes.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Arroz Delicioso



Ingredientes:

  • 2 dentes de alho
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 cenoura aos quadradinhos
  • 1 mão de passas
  • 4 colheres de sopa de milho doce
  • 1/4 de chouriço corrente cortado aos pedacinhos
  • 1 tirinha de pimento vermelho cortada em pedacinhos
  • 1 caneca de arroz
  • 2 canecas de água
  • 1/2 caldo de carne
Preparação:
Num tacho coloque os dentes de alho inteiros e descascados e o azeite.
Deixe fervilhar e acrescente o arroz.
Mexa um pouco e acrescente a água, o caldo, as cenouras, o milho, o chouriço, o pimento e as passas.
Deixe ferver bem e mexa um pouco.
Rectifique os temperos e deixe cozer até ficar o tacho sequinho.
Apague e deixe uns minutos com a tampa.
Acompanha carne ou peixe a gosto.